Modelos de Contrato de Prestação de Serviços

Nesta seção são oferecidos modelos variados de contratos de prestação de serviços. Por meio deles, a parte interessada contrata os serviços de uma firma ou de um profissional autônomo, que se compromete a realizar, no prazo contratualmente estipulado, determinada atividade em favor do contratante, recebendo, para tanto, o valor combinado, sem que se configure uma relação de emprego entre as partes do contrato.


Dentre os modelos disponíveis, encontram-se aqui os de prestação de serviço de pedreiro, contabilidade, assistência informática e organização de buffet.
Necessidades práticas da vida cotidiana podem, muitas vezes, exigir mais do que conseguimos desempenhar sozinhos. Na sociedade em rede, em que muito se passa virtualmente, por meio de lap tops e pcs, tornamo-nos, em alguma medida, dependentes do bom funcionamento de máquinas e softwares, sobretudo no que diz respeito ao trabalho em escritórios profissionais. Para garantir que inevitáveis problemas técnicos sejam sanados da forma mais rápida possível, é recomendável contar com um profissional à disposição, com compromisso de oferecer assistência em tempo hábil, mediante remuneração razoável. Contratar pontualmente os serviços de um técnico de informática para apagar incêndios e fazer a impressora funcionar em cima de uma dead line ou recuperar importantes arquivos que foram prejudicados por um vírus, por exemplo, pode custar muito caro. Solução viável pode residir na assinatura de um contrato de prestação de serviços de informática, que assegura a disponibilização constante de um técnico para solução de determinados problemas computacionais, mediante pagamento de uma mensalidade.

Manter uma clínica odontológica, tendo de atender aos pacientes, elaborar laudos, organizar as funções dos empregados e distribuir as tarefas já é suficientemente exaustivo. Ter de, além de tudo isso, cuidar pessoalmente do pagamento de impostos e da gestão dos recursos financeiros pode ser demais. Em alguns casos, é conveniente delegar esta parte de administração financeira a um contador, com experiência no assunto e credibilidade. Isso pode ser feito por meio da celebração de um contrato de serviços contábeis, em que o contador se obriga a realizar determinadas tarefas em favor do contratante, mediante pagamento periódico de quantia contratualmente estipulada.

Mesmo a organização de uma recepção para parentes e amigos, numa ocasião especial como festa de aniversário, noivado, ceia natalina ou casamento, pede a participação de um profissional habilitado. Pensar no cardápio pode ser algo bastante complexo, se se deseja causar uma boa impressão com pratos de entrada e sobremesas, além do prato principal. Colocar a mão na massa para preparar comida para grande número de pessoas não é tão simples quanto cozinhar apenas para a família. Servir os convidados, no dia do evento, impediria de aproveitar propriamente a ocasião. Ter de fazer tudo isso e ainda manter o sorriso no rosto para e aproveitar o evento pode ser inviável. Nestas situações, uma saída é, mais uma vez, a contratação de um chef ou de uma empresa que se comprometa a organizar o buffet e, eventualmente, a cuidar de outros detalhes do evento. Isso pode ser feito mediante a celebração de um contrato de prestação de serviços de buffet.

Na prestação de serviços, o contratado não é empregado do contratante. Apenas se compromete a realizar determinadas atividades e a oferecer determinados resultados em favor do contratante, conforme o combinado entre eles, que pode e deve ser registrado num contrato por escrito. Um contrato de prestação de serviços pode ser solução inteligente para grande número de problemas cotidianos.

Modelos de contrato escrito de prestação de serviço, que podem servir de ponto de partida para regular a sua relação com um profissional capaz de lhe auxiliar com aquilo que você precisa, podem ser encontrados aqui.

Mais