O que mudou na inspeção veicular na cidade de São Paulo?

A partir desta semana, o motorista que fez a inspeção veicular de 2013 pode pedir o reembolso da taxa da inspeção no valor de R$ 47,44. Para dar início ao procedimento, basta acessar o site da prefeitura no seguinte link: https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/.

Tenha em mãos:

a) O certificado de aprovação;
b) O Renavam; e
c) As letras e números da placa do veículo.

Para conseguir o reembolso, você deve ainda preencher as seguintes condições:

a) O licenciamento de 2013 deve estar em dia;
b) Não devem constar dívidas de IPVA no seu nome;
c) Além disso, você não pode estar inscrito no Cadin (Cadastro Informativo Municipal); e
d) Não pode haver multas de trânsito no seu nome.

Após fornecer as informações requisitadas no site, o sistema pedirá seus dados bancários para realizar o depósito do valor na sua conta. Se você não quiser que o valor seja depositado, o reembolso pode ser feito por ordem de pagamento, havendo a possibilidade de sacá-lo em qualquer banco.

A partir de 2014 a inspeção veicular não será mais obrigatória para veículos com até três anos. Esses três anos são contados a partir da data em que o primeiro licenciamento deve ser realizado.
Os veículos com mais de nove anos e os veículos a diesel, não importando a idade, estão sujeitos à inspeção anual.
Os demais veículos (ou seja, aqueles entre três e nove anos) devem realizar a inspeção bienal – que ocorre no terceiro ano a contar do primeiro licenciamento.

Atenção: se o seu veículo é licenciado em outro município, mas circula mais de 120 dias por ano no município de São Paulo, as regras da inspeção veicular também se aplicam a você!

Nicole Fobe

Envie seu comentário

*